Salmo 91 (Verso 1)
por Anselmo Lima
Salmo 91:1
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.
Este salmo é um cântico que transmite confiança em Deus como nosso protetor. As expressões "esconderijo" e "à sombra" evocam um refúgio seguro, um lugar acolhedor onde encontramos paz e proteção.
É importante compreender que estamos lidando com uma linguagem antropomórfica, ou seja, o uso de termos humanos, tanto físicos quanto emocionais, para descrever Deus. Esse recurso tem como objetivo tornar a compreensão de Deus mais acessível aos leitores. Dito isso, precisamos aprofundar nosso entendimento sobre o que significa estar no esconderijo do Altíssimo e sob à sombra do Todo-Poderoso.
No texto original hebraico, a palavra usada para "esconderijo" é cether, que remete a um lugar secreto e protegido. Trata-se de um ambiente disponível, embora pouco conhecido, cuja principal característica é a segurança. Essa imagem também sugere a ideia de viver ali.
É justamente esse "viver ali" que o texto propõe ao afirmar: "aquele que habita". É como se o autor estivesse nos revelando que é possível habitar de forma real nesse lugar. Não se trata de um texto meramente alegórico ou poético, mas de um ensinamento sobre uma realidade espiritual concreta.
O ambiente que o salmista chama de "esconderijo do Altíssimo" revela não apenas um lugar de proteção, mas também nos apresenta uma segunda característica singular e profundamente espiritual: estar "à sombra do Todo-Poderoso". Essa expressão não se refere apenas a proximidade física, mas simboliza intimidade, cobertura e comunhão contínua com Deus. Estar à sombra do Todo-Poderoso é também desfrutar da segurança que emana da Sua Pessoa, um privilégio que só é possível para aqueles que habitam nesse lugar secreto. Trata-se de uma condição espiritual que transcende o entendimento humano e convida o crente a viver sob a influência direta do poder divino.
Embora muitos entendam que se trata da mesma coisa, apresentada com uma dualidade didática, não é assim que compreendo. A meu ver, são dois elementos de uma mesma realidade, ou seja, duas percepções distintas, porém interligadas. É como se estar "à sombra" fosse uma extensão natural de "habitar no esconderijo", revelando uma progressão dessa realidade espiritual.
Em outras palavras, "habitar no esconderijo" não significa, necessariamente, estar sob "à sombra". No entanto, estar sob "à sombra" é o resultado natural de habitar nesse lugar secreto. Uma analogia simples seria imaginar que Deus se aproxima desse ambiente e, ao fazê-lo, projeta Sua sombra sobre o salmista. Que é exatamente uma manifestação de Sua presença, cuidado, proteção e descanso.
Com base nessa compreensão, e à luz do Novo Testamento, podemos vislumbrar com mais precisão o que Cristo quis ensinar ao dizer:
Jo 17:20-21: "E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste."
Agora, esse lugar secreto é plenamente revelado por meio da cruz de Cristo, tornando-se acessível àqueles que atendem ao chamado. Esse Caminho conduz à Entrada, e a Entrada conduz à Vida. Trata-se de uma ascensão espiritual revelada por Cristo, que se apresenta como o próprio Caminho, a Verdade (entrada) e a Vida. Nele, o mistério do esconderijo do Altíssimo é desvendado, e a comunhão com Deus se torna uma realidade viva e contínua.
Creio que nem mesmo o salmista tenha experimentado, em sua totalidade, a realidade espiritual que estava transmitindo. Acredito, sim, que ele teve uma experiência genuína, mas de forma momentânea e limitada, pois o acesso pleno ainda não havia sido revelado. Aquilo que ele descreve com tanta beleza e profundidade aponta para uma dimensão que só se tornou plenamente acessível por meio da obra redentora de Cristo.
Essa é uma realidade espiritual já estabelecida, mas acessível apenas àqueles que entram por meio do sacrifício de Cristo e respondem ao convite do evangelho da paz. Ninguém pode alcançar essa dimensão de forma verdadeira, senão pela Porta das Ovelhas. Cristo é o único que pode nos conduzir ao lugar secreto. E é sob Ele, sob Sua autoridade e graça que acessamos "à sombra do Todo-Poderoso". Nessa sombra, somos completamente envolvidos por amor, perdão, salvação, descanso, paz e eternidade.
É nele que encontramos a plenitude do descanço, pois é Ele quem nos convida"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mt 11:28.
O salmista não viu o Messias encarnado, não presenciou a obra da cruz, mas creu firmemente na promessa. Pela fé, ele pôde contemplar, ainda que parcialmente, essa realidade espiritual. No entanto, nós já vivemos sob a plenitude dessa revelação: tudo está consumado! O véu foi rasgado, o Caminho já está pavimentado, a Porta está aberta, e a Cruz tornou-se o nosso lugar de descanso, sob essa sombra sim, estamos seguros. O que antes era espectro e figura, agora é acesso real, uma comunhão viva com Deus por meio de Cristo. É a projeção de Cristo (à sombra) sobre nós que nos dá plena certeza do descanso e paz com Deus.
Esse é o convite do evangelho da paz. A reconciliação com Deus, a paz verdadeira que escede todo o entendimento, que só pode ser encontrada n'Ele. É um chamado para entrar enquanto a porta da graça ainda está aberta, acessível a todos os que creem. Enquanto essa porta permanece escancarada, há esperança, há perdão, há vida. Mas é preciso atender ao chamado, pois o tempo da graça não estará disponível para sempre.
Portanto, vinde e vede!